segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

DESEMPREGO "O CANCRO DA NOSSA REGIÃO"



O arcebispo primaz de Braga aproveitou a homilia da missa do dia de Natal, na Sé Catedral, para alertar para a “gravidade do desemprego, um cancro de extrema gravidade na nossa região”.

Segundo D. Jorge Ortiga, o desemprego é “fruto duma crise provocada pela sociedade industrial e do comércio livre” que “priva as famílias dos meios necessários para um sustento vital”.
O prelado denunciou também que “a precariedade, a incerteza, a pouca estabilidade e a insegurança laboral não garantem a festa da vida em família”. 
Na sua comunicação aos fiéis, o arcebispo defendeu que “para viver é necessário trabalho, mas as condições com que é exercido devem proteger a dignidade da pessoa”.
D. Jorge recordou que “até há pouco tempo, pensava-se que o progresso tecnológico aumentasse o tempo livre”, mas que hoje se verifica que “os ritmos do trabalho contemporâneo, impostos pela dita necessidade de consumo, limitam ou quase anulam o tempo para a família crescer na convivência e no diálogo, com desencontros frequentes ou ausências prolongadas”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário